7 dicas para melhorar seu desempenho na natação e evitar lesões.
- Eduardo Florêncio
- 22 de jan. de 2017
- 2 min de leitura

Esse é um dos esportes mais completos e procurados, além de trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, a natação também é uma ótima opção para melhorar a capacidade cardiorrespiratória, equilíbrio e postura. Isso sem falar que pessoas que sabem nadar aproveitam muito mais passeios aquáticos e se sentem mais seguras em caso de qualquer eventualidade. Mas assim como qualquer outro esporte, é preciso atentar-se para evitar lesões, veja essas dicas que preparamos para você:
Frequência – estabeleça uma rotina de treinos e procure segui-la com assiduidade, assim você não perde a prática e acaba criando hábito. Lembre-se de que a prática é o que o leva à perfeição.
Técnica – Mais importante que velocidade é a técnica, quando você faz repetidas vezes um movimento errado, o risco de lesão aumenta exponencialmente. Portanto, fique atento à técnica de seus movimentos e corrija possíveis vícios antes de se importar com velocidade.
Velocidade x intensidade – Essa dupla ajuda e muito a melhorar seu desempenho, mas é de suma importância que essa variação seja orientada por um profissional.
Descanso – É fundamental! Treinos intensos diários podem levar a lesões e à fadiga muscular, e por consequência, reduzirão seu desempenho cada vez mais.
Mude os estilos – Mesmo que você se identifique e tenha mais facilidade para um estilo específico de nado, alterne, pois cada estilo tem suas características e se complementam.
Fortalecimento – Faça exercícios de fortalecimento como treinos de musculação, por exemplo. Essa é uma das principais dicas para melhorar o desempenho e não sofrer lesões.
Acompanhamento profissional – É fundamental que você seja acompanhado e assistido por um professor, assim você saberá o que precisa melhorar ou desenvolver.
Hora de cair na água!!!
コメント