top of page

Musculação ou calistenia? Qual é melhor?

  • Professor na Planet Sport Personal Trainer
  • 1 de dez. de 2016
  • 1 min de leitura

Calistenia é uma forma de treinamento onde toda a resistência (carga) provém do peso do corpo. Apesar de ser uma das formas mais antigas de se treinar, ganhou fama recentemente graças ao fenômeno crescente crossfit e vídeos virais em que super atletas desafiam todas as leis da física.

Mas ainda fica a dúvida: qual é melhor? Vamos lá, tanto a calistenia como a musculação tradicional podem gerar resultados estéticos e funcionais satisfatórios. Não podemos comparar e dizer que um é melhor que o outro.

Um senão recai sobre a complexidade na progressão de dificuldade nos exercícios calistênicos, bem como sua limitação de aplicação em alguns casos específicos como iniciantes, portadores de deficiência ou idosos.

Como são exercícios complexos, não só na dificuldade de executar, mas por recrutarem diversos grupos musculares ao mesmo tempo, dificilmente podemos usá-los em algum trabalho de fortalecimento específico. E pela mesma razão, a calistenia oferece grande gasto energético e aumento de força global.

Já a musculação, como sabemos, é altamente eficaz em trabalhar o corpo tanto global como segmentadamente. Sua progressão é bem mais simples (é só aumentar o peso) podendo ser aplicada desde crianças à idosos.

Na musculação também é bem mais simples elaborar um trabalho de reabilitação ou fortalecimento específico. Mas o melhor mesmo é escolher a atividade que te dá mais prazer e não ficar parado!

Estéfano Takada Especialização em Musculação e Condicionamento Físico Especialização em Nutrição para Atletas Especialização em Treinamento de Grupos Especiais (gestantes, idosos e adolescentes) Professor na Planet Sport Personal Trainer


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page